Otimização do Recebimento de Mercadorias: Guia Prático

Imagem de um galpão com uma imensa parede de prateleiras totalmente preenchidas com caixas padronizadas enquanto um colaborador fiscaliza e faz conferência das mesmas, simbolizando o processo de recebimento de marcadorias.

Otimização do Recebimento de Mercadorias: Guia Prático

Otimizando o processo de recebimento de mercadorias

O recebimento de mercadorias é um dos momentos iniciais do processo logístico, é quando os produtos enviados pelos fornecedores são entregues em sua empresa. Organiza-se esse processo conforme as etapas listadas abaixo:
Agendamento da entrega;
Identificação dos itens;
Checagem das notas fiscais;
Separação e/ou remanejamento de itens;
atualização no sistema de estoque.

Por mais que pareça um processo simples e habitual, o recebimento de mercadorias é um processo extremamente minucioso e complexo que exige total atenção e muita experiência do colaborador responsável, pelo fato de que fraudes e falhas podem gerar grandes impactos nas finanças e na produtividade de todo o processo logístico, uma vez que este avança sem que as divergências sejam identificadas e corrigidas previamente. Problemas como divergências entre a compra e valor negociado, quantidade, informações fiscais, dados cadastrais, locais de entrega, entre outros.

Compreendendo essa necessidade geral de compreensão e otimização dos processos, a Bona Terceirização organizou abaixo quatro dicas essenciais para a otimização deste processo tão fundamental para a logística de suas operações.

O recebimento de mercadorias é um dos momentos iniciais do processo logístico, é quando os produtos enviados pelos fornecedores são entregues em sua empresa. Organiza-se esse processo conforme as etapas listadas abaixo:
Agendamento da entrega;
Identificação dos itens;
Checagem das notas fiscais;
Separação e/ou remanejamento de itens;
atualização no sistema de estoque.

Por mais que pareça um processo simples e habitual, o recebimento de mercadorias é um processo extremamente minucioso e complexo que exige total atenção e muita experiência do colaborador responsável, pelo fato de que fraudes e falhas podem gerar grandes impactos nas finanças e na produtividade de todo o processo logístico, uma vez que este avança sem que as divergências sejam identificadas e corrigidas previamente. Problemas como divergências entre a compra e valor negociado, quantidade, informações fiscais, dados cadastrais, locais de entrega, entre outros.

Compreendendo essa necessidade geral de compreensão e otimização dos processos, a Bona Terceirização organizou abaixo quatro dicas essenciais para a otimização deste processo tão fundamental para a logística de suas operações.

Criação de um cronograma de procedimentos

Um dos problemas mais frequentes em operações de recebimento de materiais e mercadorias é a má elaboração ou completa ausência de planejamento. A falta de um planejamento adequado para uma etapa tão fundamental do processo logístico é um dos maiores geradores de ruídos e divergências no processo, o que quase sempre gera custos para empresa já nessa etapa, ou então acarreta em consequências ainda mais graves no decorrer das etapas.

Agendamento das entregas

Quase que comitantemente ao cronograma, um agendamento responsável de entrega de materiais e mercadorias é fundamental para otimizar espaço, tempo de operação e, uma vez que se respeita os prazos, fortalece ainda mais os vínculos entre as duas ou mais partes da transação.

Capacitação da equipe

Contar com colaboradores competentes é fundamental para o bom funcionamento de qualquer operação e essa é a especialidade da Bona Terceirização. Logo, manter a capacitação atualizada dos colaboradores garante processos mais analíticos e estratégicos, além de uma postura proativa diante de problemas e obstáculos do dia-a-dia, executando assim as atividades com mais primor e eficiência.

Integração dos setores

Para que uma organização funcione plenamente, é fundamental que todos seus setores e departamentos mantenham uma comunicação saudável. Mesmo que suas operações não estejam diretamente ligadas, esse tipo de integração torna toda a produção mais harmoniosa e, além de atingir resultados mais eficientes, estimula nos colaboradores uma atmosfera de trabalho em equipe e cooperação, o que torna o ambiente propício para novas ideias, soluções inovadoras e equipes mais proativas.

É fundamental que seja feito um estudo de caso aprofundado em cada operação para compreender respectivamente quais são seus pontos fortes a serem aprimorados e as oportunidades de melhorias em cada etapa do processo de recebimento.
Clicando no banner abaixo, é possível solicitar com a Bona uma análise aprofundada dos seus processos e compreender quais são as etapas necessárias para otimizar ainda mais a sua operação.