Terceirização de Serviços: Parceria com a Bona

gestao-estoque

Terceirização de Serviços: Parceria com a Bona

Cada vez mais empresas têm buscado a terceirização de mão de obra como solução para aumentar a agilidade e produtividade de suas operações. O que não é nem um pouco surpreendente, uma vez que menos tempo é dedicado a processos burocráticos, tanto a empresa quanto o cliente se sentem diretamente beneficiados. A agilidade e qualidade dos processos logísticos são fundamentais para a sobrevivência de um negócio em tempos de crise, uma vez que os gastos deste setor avançaram cerca de 30% nos últimos anos. Ou seja, quanto mais estratégica e precisa é a sua gestão logística, maior é a vantagem que se abre em relação à concorrência.

Como funciona a terceirização de logística?

A terceirização funciona basicamente ao delegar tarefas da área ou processos inteiros para uma ou mais empresas parceiras, de forma que estas fiquem responsáveis pela distribuição de produtos, transporte de matéria prima, mercadorias, componentes, entre outros. Algo fundamental para o bom funcionamento da terceirização de processos, é um compromisso mútuo entre provedor e contratante. Além do comprometimento com os prazos, essa parceria precisa ir além do simples papel de “fornecedor”. O provedor do serviço de terceirização também deve ser um parceiro estratégico, comercial e tecnológico, constantemente contribuindo com sua expertise de negócios, ativos tecnológicos e atendendo as demais necessidades pré definidas em análise de negócio. Da mesma forma que o contratante deve-se manter atento ao seu papel, uma vez que este agora deve acompanhar os processos ao invés de executá-los. Apesar de ter delegado a responsabilidade de executar as atividades, é de extrema importância que seja feito um acompanhamento próximo dos processos, entendendo as necessidades de forma constantemente atualizar os processos, além de fornecer os requisitos necessários para que o provedor consiga cumprir com as atividades acordadas.

Por que terceirizar?

Dentre as muitas vantagens da terceirização, algumas das mais expressivas são: Custos mais dinâmicos Provavelmente um dos fatores mais relevantes nas tomadas de decisão. Uma vez que se delega uma função ou processo a empresa consegue reduzir o custo logístico e, muitas vezes, até substituir custos fixos por variáveis. De forma que a empresa só gasta quando vende, podendo até reduzir o tamanho da folha de pagamento.

Processos mais simples e ágeis

Conforme já foi mencionado algumas vezes, a terceirização pode tornar seus processos logísticos mais arrojados. Mas como isso funciona? Processos logísticos otimizados e bem geridos geram cada vez menos divergências entre o estoque, inventário e registros de entrada e saída, de forma a diminuir consideravelmente o “off book” anual. Ou seja, ao invés de dedicar muito tempo, verba e pessoal para essas atividades, a empresa passa a ter um controle simplificado das atividades e custos a serem direcionados.

Expansão de know-how

A Bona Terceirização de mão de obra ao longo de seus 26 anos é especialista em diversos assuntos relacionados direta ou indiretamente com seu segmento, o que pode e deve ser usado de forma a aprimorar certos aspectos e corrigir erros e falhas nos processos. Além disso, os profissionais de logística estão em constante atualização mercadológica, logo são sempre os primeiros a receber certas informações, artigos e capacitação profissional por meio de treinamentos e feiras internacionais.

Equipamentos e expertise

A Bona terceirização não oferece apenas seu know-how, mas também uma série de técnicas e equipamentos específicos para transporte e armazenagem de mercadorias, materiais e etc. De forma que se reduz também o custo de aquisição, operação e manutenção desses equipamentos. Mais foco e qualidade no serviço principal A maior vantagem da terceirização de atividades é, provavelmente, a autonomia que o contratante tem para focar no seu negócio principal, uma vez que as demais preocupações e responsabilidades administrativas das atividades secundárias já estão sob tutela do prestador de serviço. O ciclo gerado por essa distribuição de tarefas garante que todas as pessoas envolvidas terão mais tempo hábil para executar suas tarefas de forma ainda mais primorosa, o que além de levar a melhores resultados, também cria oportunidades de planejar novas estratégias, metodologias e até mesmo reavaliar certos procedimentos que podem vir a ser atualizados. Obviamente que cada caso é específico e cada operação trará oportunidades individuais de melhoria, redução de custos e melhor manuseamento de pessoal e infraestrutura. Caso queira entender como as suas operações podem ser aprimoradas, clique no link abaixo para fazer uma consultoria com a Equipe da Bona Terceirização e encontre também a sua resposta para mão de obra qualificada.