Devido ao crescimento constante da demanda por consumo, a produção em escala industrial tem alcançado níveis nunca antes imaginados. E assim como essa demanda de consumo crescente afeta a indústria, também afeta o meio ambiente, seja na questão de extração de matérias primas, como na produção de resíduos. E é através desse tipo de preocupação que a Bona Terceirização compreende a necessidade de aplicação de uma política de Logística Reversa eficiente.
O que é Logística Reversa?
Entende-se como logística reversa, um mecanismo de desenvolvimento social fundamentado em uma série de práticas, ações e processo que visam a coleta e retorno de resíduos sólidos ao seu devido setor empresarial, de modo que o mesmo seja aproveitado da melhor forma possível, ambiental e economicamente.
E como funciona na prática?
É previsto em lei que nem todo produto pode ser descartado no lixo comum (Lei 12.305/2010). Dessa forma, estendem-se os sistemas de logística reversa priorizando o grau e a extensão do impacto à saúde pública e meio ambiente dos resíduos gerados.
Enquanto o cidadão, em seu papel de consumidor, é responsável por descartar os resíduos produzidos pelo seu consumo nas condições e locais definidos pelos sistemas de logística reversa, o setor privado, por sua vez, é responsável pela devida manipulação e gerenciamento ambiental desses resíduos, reincorporação na cadeia produtiva, adição de inovações materiais e tecnológicas que tragam benefícios socioambientais, bem como melhores práticas de consumo e produção. Por fim, cabe ao Poder Público fiscalizar os processos de forma compartilhada, de modo a conscientizar cada vez mais o cidadão.
Quais os Benefícios da Logística Reversa?
Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores ficam responsáveis pelo reaproveitamento dos resíduos produzidos, de forma que os mesmos sejam reciclados e/ou tenham um padrão de consumo e destinação e adequados;
Essas práticas acabam por gerar benefícios devido à economia de recursos e aumento da renda;
O cidadão também percebe sua parcela de benefício, uma vez que este se vê em um ambiente mais saudável e limpo;
Por conta do reuso de alguns resíduos nos processos de produção, a extração de novas matérias-primas é reduzida, resultando em melhores condições ambientais;
Essas práticas incentivam o reuso, reciclagem e tratamento de resíduos em escalas cada vez maiores;
A vida útil dos aterros sanitários é aumentada devido ao desvio de resíduos que serão reinseridos na cadeia produtiva;
O compartilhamento das responsabilidades sobre a gestão desses resíduos gera maior comunicação entre os setores Público, Privado e Sociedade Civil;
Aumento considerável da eficiência do uso dos mesmos recursos naturais;
O aumento da oferta de produtos ambientais pode gerar emprego, renda e até competitividade mercadológica;
Uma ampliação significativa no no campo para geração de novos negócios.
Através dos anos de evolução da indústria, padrões de consumo e produção, a Bona Terceirização tem compreendido essa necessidade por formas mais eficientes, econômicas e sustentáveis de atender a indústria, de forma a oferecer sempre as melhores condições econômicas, e sustentáveis em sua cadeia produtiva. Clique no banner abaixo e entenda como a Bona pode aprimorar seus processos de logística reversa e reutilização de resíduos.