Excelência em Logística Inbound e Outbound | Bona Terceirização

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Excelência em Logística Inbound e Outbound | Bona Terceirização

Compreender as diferenças de logística inbound e outbound, tanto como seus respectivos papéis no processo logístico é fundamental para o bom funcionamento de suas operações. Desde a criação até a implementação de boas estratégias depende da expertise e domínio desses conceitos. Por conta disso, a Bona Terceirização organizou esse conteúdo com o intuito de esclarecer melhor alguns aspectos dessas etapas do processo.

Logística Inbound

Também conhecido como logística de entrada, esse fluxo autoexplicativo lida diretamente com recebimentos de materiais, produtos e abastecimento da empresa. O processo inicia-se com o fornecedor que produz ou distribui os produtos e matéria-prima necessária para o seu negócio, concluindo a etapa ao efetuar a entrega do material. Em outras palavras, a logística inbound é responsável por:

     

      • Transporte entre fornecedor e empresa;

      • recebimento de produtos;

      • descarga, coerência e direcionamento dos itens para o estoque ou produção.

    Caso seja necessário fazer um processo de devolução das embalagens, essa logística reversa também fica dentro do fluxo de inbound.

    Logística Outbound

    Diferente da logística de entrada, a logística outbound age no processo de saída dos produtos, de modo que ocorre depois que os processos de produção e controle de estoque já estejam organizados e liberados. Nesta etapa, o processo tem seu início assim que o pedido é feito, ou alguma filial solicita alguma reposição. Nas atividades envolvidas nessa fase do processo, destacam-se:

       

        • Envios de produtos para os centros de distribuição ou clientes finais;

        • Contratação de transportes;

        • Planejamento de rotas;

        • Acompanhamento das entregas;

        • Organização dos processos de trocas e devoluções.

      Qual a importância de diferenciar as etapas?

      Logística inbound e outbound são processos diferentes entre si, mas são fundamentais para a eficiência de uma empresa. Ao saber diferenciá-los e entender o respectivo papel de cada etapa dentro da cadeia produtiva, aumenta-se drasticamente as garantias de um planejamento e execução impecáveis. Dessa forma é possível estruturar os processos de maneira mais efetiva ao considerar respectivamente os desafios e particularidades de cada etapa. Apesar de serem processos distintos, a combinação bem sucedida é uma das principais chaves para a otimização dos processos logísticos da empresa.

      E quais são as diferenças na prática?

      Conforme já foi dito neste artigo, ambos os processos possuem respectivamente suas funções, objetivos e particularidades, então abaixo estão organizados alguns aspectos que facilitam a compreensão prática desses conceitos:

      Gestão de Prazos

      É na logística inbound que os prazos de entrega são negociados e definidos com o fornecedor, uma vez que é a partir desse ponto que o processo se inicia. A gestão desse prazo deve ser compreendida diretamente com esse parceiro de negócio a fim de, entre outras situações, evitar que o estoque fique zerado ou que ocorra alguma parada na produção.

      Na logística outbound, por outro lado, os prazos estão mais ligados ao atendimento aos clientes. Entre as etapas, às vezes pode ser necessário fazer gestão das transferências, como o envio de produtos para os centros de distribuição.

      Gestão de Custos

      Ambos os processos têm forte influência sobre os custos para a empresa e que, de certa forma, são repassados para os clientes finais. Um bom exemplo disso é o valor pago pelos produtos, que é a base da definição dos valores de venda.

      Quanto mais eficiente for essa gestão, mais competitiva a empresa será. Isso porque fica mais fácil aumentar a margem de lucro ou mesmo oferecer preços mais atraentes para o cliente final, conquistando uma boa fatia de mercado.

      Aqui, essa estratégia tem uma importância ainda maior na logística outbound, uma vez que você gera os seus custos internos, ao mesmo tempo em que contrata parceiros de negócios tentando condições mais favoráveis.

      No caso da logística inbound, você precisa ter uma excelente relação com os fornecedores, além de otimizar ao máximo os processos ligados aos pedidos de compras e à organização do estoque – evitando a falta e o excesso de produtos.

      Acompanhamento de resultados

      Existe uma série de particularidades de cada fluxo que precisa ser considerada na gestão. Em inbound, é necessário monitorar indicadores de desempenho ligados ao abastecimento de produtos, prazos de entrega dos fornecedores e qualidade dos itens enviados.

      Sem contar ao acompanhamento de rotinas internas, que visam manter o estoque abastecido e otimizado, sem problemas de faltas, excessos ou mesmo a perda de produtos na operação.

      Em outbound, já temos temos acompanhamento mais voltado para a operação de atendimentos aos clientes, Neste caso, os indicadores que devem ser acompanhados envolvem:

         

          • Nível de serviços de entregas;

          • Índice de avarias e extravios de produtos;

          • Volume de trocas e devoluções.

        Uma vez que se compreende os conceitos por trás dos processos de logística inbound e outbound se torna inegável a necessidade de sua implementação para uma otimização cada vez mais precisa dos processos logísticos, e é por isso que a Bona Terceirização sempre prioriza esse tipo de aprimoramento todos os processos em que atua.

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