Explorando o Sistema Kanban: Eficiência em Fluxo de Trabalho

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Explorando o Sistema Kanban: Eficiência em Fluxo de Trabalho

O que você sabe sobre o Sistema Kanban?

Conforme os mercados se tornam mais competitivos, aumenta-se muito a pressão para que se reduza o custo de maneira inversamente proporcional ao aumento da qualidade dos serviços, justamente com o intuito de fidelizar os clientes. Em paralelo a esse movimento, os consumidores aumentam cada vez mais suas demandas, exigindo maior qualidade e agilidade nas entregas.

Com isso, o setor logístico segue em constante estudo e busca por melhorias tecnológicas e estratégicas, de forma a acompanhar e atender essas demandas crescentes do mercado. E é nesse contexto que Bona Terceirização oferece o Sistema Kanban como solução que favorece processos mais enxutos, redução de erros e desperdícios, além de facilitar para que os processos logísticos possam cada vez mais atingir e superar essas expectativas crescentes por agilidade e produtividade por parte dos consumidores.

Entenda mais sobre sua origem, função e como a Bona Terceirização faz uso desse sistema para otimizar ainda mais os processos de nossos clientes e parceiros.

Como surgiu esse sistema?

Originado na década de 50, o sistema Kanban teve sua origem no Japão pós-guerra, após 50 executivos da Toyota viajarem aos EUA e observarem o funcionamento da indústria automotiva norte-americana com o objetivo de buscar uma reconstrução na própria indústria japonesa, fragilizada pela guerra.

Nessa época, a lógica de produção em massa desenvolvida por Ford e Taylor, priorizava a produção máxima de itens, extinguindo a ociosidade e sobrecarregando os estoques e os departamentos de marketing, pois estes tinham a missão de esgotar os estoques sobrecarregados de produtos finais sobressalentes.

Apesar de ter sido uma lógica mercadológica que era bem aceita em várias empresas, por conta do contexto da carência de bens e alta demanda de consumo, não foi exatamente essa linha estratégica que chamou a atenção dos executivos japoneses. Por outro lado, o método de produção dos supermercados trazia uma lógica muito mais interessante de oferta e demanda, na qual as lojas abasteciam seus estoques de forma a apenas preencher as prateleiras, por não haver sentido em manter um estoque alto com itens que não tinham muita saída.

Dessa forma, o Sistema Kanban (que literalmente se traduz em “cartão de visita”) foi desenvolvido de forma a usar metodologia visual, na qual a demanda dos clientes determina o ritmo da produção, ao invés de uma produção exacerbada que tenta “definir” o ritmo de consumo.

Conceitos primordiais

O princípio do método Kanban é aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que reduz os custos, desperdícios e etapas desnecessárias. De forma a identificar no processo, quais atividades são necessárias e quais são dispensáveis para alcançar um melhor resultado.

Dessa forma, o Kanban oferece um sistema de estratégias que permitem que as empresas encontrem as oportunidades de melhora observando as próprias operações. Não é uma fórmula pronta, mas sim uma série de métodos que podem ser aplicados com o objetivo de estudar e aprimorar a gestão, tempo e quantidade de recursos necessários com intuito de aumentar a sincronia entre fabricação e estoque.

Como o Kanban funciona?

Conforme o nome (cartão de visita) sugere, o sistema Kanban funciona utilizando cartões coloridos e quadros visuais para guiar a produção e as equipes de colaboradores, além de controlar melhor o estoque. Essa metodologia geralmente é dividida em dois tipos:

Kanban de Produção

Cartões que determinam a quantidade de um determinado produto deve ser fabricado. Eles marcam o início da linha de montagem e circulam por todos os setores, sempre fixados às peças em questão, sendo retirados apenas no fim do processo, quando os itens são enviados ao destino final.

Kanban de Movimentação

São cartões que permitem a circulação de materiais dentro da empresa, desde o fornecedor até o cliente final.

Aplicação na logística

Conforme mencionado anteriormente, o sistema Kanban tem como princípio, otimizar processos enxutos, reduzindo o custo e aumentando ao máximo a produtividade e agilidade, reduzindo até eliminar desperdícios de materiais e/ou etapas no processo.

Com base na aplicação deste sistema em parceiros e clientes da Bona, observa-se as seguintes melhoras na produtividade:

  • Custos reduzidos, por meio de redução de excessos e desperdícios, seja de matéria prima, produtos até etapas desnecessárias nos processos;
  • O fato de que a produção é condicionada pelo ritmo de consumo, além de melhores prazos de entrega, também é aumentada a chance de que o produto desejado sempre esteja disponível em estoque;
  • Conforme as etapas são otimizadas, possivelmente até tendo sua quantidade reduzida, o tempo de produção (lead time) é reduzido, melhorando assim o tempo de produção;
  • Possibilita que os gestores trabalhem com estoque mínimo, de forma que não gera perda ou comprometa o giro da empresa;
  • Condicionando o fluxo de produção ao ritmo de consumo, fica mais fácil identificar novas flutuações e demandas, de forma que o gestores passem a ter mais autonomia para novas adaptações na produção, de forma que esta se torne mais alinhada ao mercado, atendendo de forma mais ágil e dinâmica.

Na logística, o Kanban tem se mostrado cada vez mais uma forma de otimizar os processos de forma a tornar os processos mais flexíveis e padronizados, com menos prejuízos e desperdícios, agregando mais valor, controle e dinamismo nas operações conduzidas pela Bona Terceirização. No link abaixo você também consegue solicitar uma análise e orçamento para otimizar e alavancar a sua produção.

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