A gestão de estoque e a movimentação de materiais estão entre os processos mais importantes para o sucesso de uma organização. A competitividade no mercado tem exigido muita habilidade para o melhor equilíbrio entre o custo e preço de venda. Diante disso, minimizar o nível de estoque tem sido um diferencial importante para a organização e no resultado operacional da empresa.
Portanto, minimizar os recursos financeiros na locação de insumos no estoque do almoxarifado, fornece sobremaneira a competitividade dos produtos na concorrência de mercado.
Gestão de estoque é o processo de organização dos fluxos a serem seguidos pelos bens dentro do ciclo de pedidos; armazenamento; produção; venda e estocagem da empresa. A gestão de estoque geralmente é executada em dois níveis: gerenciamento de estoque agregado e local de estoque; e gerenciamento de estoque no nível do item. Ao determinar sua estratégia de estoque, as empresas fazem compensações entre minimizar o valor do caixa vinculado no estoque ou reter mais estoque para maximizar o atendimento ao cliente ou a eficiência de produção.
A estratégia de estoque envolve o gerenciamento de estoque no nível do item por meio de políticas, como estoque de segurança e controles de estoque por meio de políticas, como classificação ABC para priorizar as taxas de reposição, que consideram os atributos no nível do item, como valor de consumo, tamanhos de lote e os tempos de processamento de pedido.
O estoque pode ser amplamente classificado em três categorias: matérias-primas/componentes; trabalhos em andamento e bens finalizados. As fabricantes adquirem as matérias-primas, as armazenam até estarem prontas para produção e as transformam em bens prontos ao consumo. As empresas que não fabricam, como atacadistas e varejistas, armazenam os bens finalizados para vendê-los ao consumidor final.
Todas as empresas devem encontrar um equilíbrio entre os níveis de estoque e a demanda porque o estoque consome o dinheiro de uma empresa e incorre em custos de transporte. Independentemente do tipo de negócio, as empresas devem manter um controle restrito do estoque para economizar dinheiro, garantindo que tenham estoque suficiente para atender ás programações de produção ou a demanda prevista do cliente e aos pedidos reais.
Umas boa gestão de estoque terceirizada buscará equilibrar as compras necessárias sem gerar custos desnecessários ou risco de falta de materiais impactando o processo produtivo, bem como atuará na armazenagem eficiente de mercadorias e sua separação para carregamento até o processo final de produção interna ou entregas externas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria.
Objetivo
-
- Estabelecer metodologias de trabalho de modo a alcançar o melhor resultado entre custo e benefício através da eficiência na administração dos recursos;
-
- Proporcionar a máxima confiabilidade na quantidade estritamente necessária para a aplicação dos recursos alocados e a máxima garantia da existência das necessidades no tempo e lugar certo;
-
- Apurar corretamente as quantidades mínima e máxima dos itens movimentados;
-
- Aplicar com o máximo rigor o controle absoluto dos itens, garantindo a excelência na organização, guarda e conservação no almoxarifado.
Abrangência
-
- Suprimentos;
-
- Planejamento e controle de Produção (PCP);
-
- Fabricação (Requisitante);
-
- Finanças.
A Bona utiliza de uma metodologia flexível tanto quanto seja necessária a fim de garantir o mais perfeito processo de gestão deste importante concentrado de recursos e fiscais e financeiros da empresa e que possa garantir absoluto profissionalismo e competência no trato do bem integrante do patrimônio do nosso cliente, proporcionando satisfação e confiança.
Para mais informações, clique no banner abaixo e entre em contato com a equipe de consultoria comercial da Bona e entenda a melhor forma de otimizar suas operações e processos produtivos.